16/fevereiro/2018

ABCC e FAV promovem mutirão de atendimentos oftalmológicos

Iniciativa contempla alunos, funcionários e moradores de comunidades circunvizinhas da ABCC

Houldine Nascimento
A Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC) e a Fundação Altino Ventura (FAV) deram início, nessa quinta-feira (15), a um mutirão de atendimentos oftalmológicos, na ABCC Sede, no Cordeiro. A iniciativa faz parte do Projeto de Prevenção à Cegueira e Reabilitação Visual da FAV, realizando exames e consultas de forma itinerante em diversas localidades do Recife.

Trinta e três pessoas, com idade acima de 12 anos, foram atendidas e passaram por exames de refração, microscopia especular, além de terem aferida a pressão ocular, essencial para detectar o risco de glaucoma. De início, os pacientes realizaram um cadastro, informando CPF, RG e número de inscrição no SUS. Em seguida, se submeteram a uma triagem que verificou a acuidade visual (o que eles enxergam). No consultório móvel, são feitos os procedimentos médicos.

A oftalmologista Candice Costa foi a responsável pelas consultas. “É o meu segundo ano em mutirões e é gratificante. A gente consegue dar acesso a muita gente que não consegue vaga na Fundação porque a demanda é muito grande para pouco médico. Por mais que seja a instituição que mais forma oftalmologistas. É basicamente o serviço público que tem no setor”, detalha.

A dona de casa Maria Cristina mora na Vila São Francisco, uma das áreas contempladas pelo mutirão. “Fiquei sabendo desse mutirão no ano passado. Na semana passada, uma funcionária da ABCC foi até a comunidade avisar que haveria o mutirão. É muito bom quando ocorre uma ação assim porque costumamos ter dificuldade nos postos de saúde pública, é como se não existíssemos”, comenta.

O assistente administrativo Alan Henrique vive na Vila Nossa Senhora de Fátima e também passou por consulta. ”Eu vim checar se o grau de miopia aumentou da última vez que fiz o exame para cá. É interessante uma iniciativa como essa porque há pessoas com problema de visão, que é uma coisa séria, e isso vai ajudar a melhorar a condição delas”, analisa.

Segundo o coordenador da ABCC Sede, Bruno Ribeiro, haverá novos mutirões. “Nós estivemos na Fundação Altino Ventura e ficou acordado um novo mutirão no próximo semestre”, revela. O mutirão oftalmológico segue nesta sexta (16) e no próximo dia 23, data em que alunos e funcionários da ABCC serão atendidos.