AÇÕES

Ações Sociais da ABCC

Além dos projetos sociais, a ABCC desenvolve ou apoia outras ações voltadas para jovens e crianças. Elas atuam em diversas áreas: educação, cultura, profissionalização, esporte e lazer, entre outras. Saiba um pouco mais sobre como elas funcionam.

Psicologia

A psicóloga Jane Marinho orienta colaboradores, educandos, familiares e parceiros da ABCC Sede. Os atendimentos ocorrem de segunda à sexta. Desde 2015, os alunos têm a disposição este serviço.

Através da ludoterapia, o setor de Psicologia busca aliviar os problemas enfrentados pelos pequenos e, assim, interagir com mais facilidade. A importante técnica psicoterápica ajuda as crianças a se expressarem através de brincadeiras, desenhos e jogos propostos.

Nutrição

Em funcionamento desde junho de 2016, o programa de Nutrição engloba profissionais e estagiários da Universo. A nutricionista Celeste Ferreira lidera a equipe, que fica à disposição do projeto de segunda a sexta.

Para conscientizar os pequenos, a ação aposta em palestras para os pais e alunos, projetos lúdico-pedagógicos e avaliações periódicas. Assim, jogos tradicionais, como dominó e jogo da velha, ganham uma “versão nutricional”, passando a dar um foco a alimentos.

Programa de esportes

A ABCC aposta no esporte como uma ferramenta de transformação e inclusão social. No projeto, os alunos aprendem três modalidades olímpicas:

- Caratê;
- Judô;
- Taekwondo.

A implantação do programa de esportes começou em 2014 com o judô. Em 2017, foi a vez do caratê entrar na grade de ensino. Em 2018, o taekwondo passou a fazer parte do projeto. O ensino do esporte se tornou uma referência dentro e fora da Associação. Vários adolescentes e crianças são orientados por profissionais especializados.

A ação exitosa tem resultado na formação de jovens atletas. Alguns deles se tornaram campeões de importantes competições. Foi o caso de Tamires Augusto, campeã sub-13 da fase regional do Brasileiro, em 2017.

A positiva trajetória do esporte na ABCC repercute na imprensa. Em novembro de 2016, o campeão regional sub-13 Oseias Silva foi tema de matéria no Jornal do Commercio. A dedicação do pequeno atleta também serviu de motivação para que o pai, Alexandre Silva, retornasse às corridas de rua.